Loading...

Composição

HOME » Institucional » Composição
Composição 2017-08-24T10:43:52+00:00

Composição

DIRETORIA

Ernesto Tzirulnik. Ernesto Tzirulnik. Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981). Desde 1982 dedica-se à advocacia securitária. De 1982 a 1983 criou e chefiou o Departamento Jurídico da Companhia de Seguros Aliança da Bahia – SP. Fundou o escritório “Ernesto Tzirulnik – Advocacia”, com bancas em São Paulo (desde 1984) e Rio de Janeiro (desde 2001). Sócio Fundador, membro atual do Conselho Diretor e Presidente do IBDS – Instituto Brasileiro de Direito do Seguro (2000 a 2004).

Consultor do Escritório de Liquidações da área de resseguro do Departamento de Seguros de Nova Iorque – E.U.A – (1991 a 2004). Sócio fundador do IDEC – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (1987). Ex-diretor e membro atual do Conselho Diretor da SBCS – Sociedade Brasileira de Ciências do Seguro (1989 a 2004). Ex-diretor e ex-conselheiro da seção brasileira da AIDA Associação Internacional de Direito do Seguro (1989 a 2000). Sócio fundador, Conselheiro e ex-diretor da ANSP – Academia Nacional de Seguros Privados (1993 a 2004). Conselheiro honorário da FUNDAÇÃO CIENTÍFICA JEAN BASTIN (Spy, Bélgica). Professor de Prática Jurídica – Redação e Estratégia Contratuais da Escola de Direito de São Paulo (2007-2008). Professor convidado da Escola Superior de Advocacia para a disciplina contrato de seguro (OAB-SP – 1999, 2000 e 2002). Professor convidado do Curso de Especialização em Direito Empresarial da PUC-SP para a disciplina Contrato de Seguro (COGEAE -1999, 2000, 2001, 2004, 2005, 2006, 2007 e 2008) Professor convidado do Curso de Especialização em Direito dos Contratos da PUC-SP para a disciplina Contrato de Seguro (COGEAE – 2005, 2006, 2007 e 2008). Professor do Curso Direito Securitário e Ressecuritário da FGV-SP (2001 a 2005).

Professor convidado do MBA em Seguros da FUNENSEG (2002 e 2004). Professor da disciplina de Direito do Seguro no MBA em Gerenciamento de Riscos da Universidade Federal do Paraná – Setor de Ciências Sociais Aplicadas (Funenseg-ABGR – Curitiba – 2002 e 2004). Co-coordenador do Curso de Direito do Seguro da Escola Paulista da Magistratura (2001 e 2004). Autor do livro “Regulação de sinistro (ensaio jurídico)”. São Paulo: Max Limonad, 3ª edição, 2001. Co-autor do livro “O Contrato de Seguro de acordo com o novo Código Civil Brasileiro”. São Paulo: RT, 2ª edição, 2003 (2ª tiragen – 2004).

Autor de dezenas de artigos sobre direito do seguro, do consumo e responsabilidade civil publicados em revistas jurídicas nacionais (Revista dos Tribunais, Revista Brasileira de Direito do Seguro, Revista do IRB, Coleção Estudos de Direito do Seguro [Max Limonad, vol. III] etc.) e estrangeiras (Rivista de Economia e Diritto dell’Assicurazione, Anais CILA, Memorias das Jornadas de Reaseguro da Swiss Re etc.). Membro do conselho editorial da Reinsurance Dispute Reporter (Andrews Publications, E.U.A.).

Palestrante em congressos, seminários e simpósios realizados no Brasil (Associação Brasileira de Gerentes de Riscos, Associação Paulista de Técnicos de Seguros, Associação Internacional de Direito do Seguro, Congresso Brasileiro de Concessão de Rodovias – CBCR (2005), CONSEG – Congresso Nacional de Seguros, CGV – Clube de Vida em Grupo, CONET – Congresso Nacional dos Transportadores, HSBC, IOB – Informações Objetivas, FUNENSEG – Fundação Escola Nacional de Seguros Privados, ESP – Escola Paulista da Magistratura etc.) e no exterior (Congressos Iberolatino-americanos da Associação Internacional de Direito do Seguro – AINDA, Congresso de Direito Contratual da Universidade de Havana – Cuba/2007). “Prêmio Mercado de Seguros” Personalidade 2000.

Recebeu homenagem da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo pela contribuição para o desenvolvimento do setor de seguros (2003 e 2005). Co-coordenador da comissão de juristas elaboradora do primeiro Anteprojeto de Lei de Contrato de Seguro brasileiro (Projeto de Lei 3555/2004, de 13 de maio de 2004).

Doutor pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Especialista em Gestão de Risco Financeiro e Atuarial pela FEA-USP. Professor do curso de direito securitário e ressecuritário da FGV-SP. Sócio-fundador e atual primeiro vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito do Seguro.

Doutor em Direito. Professor e Livre-Docente de Direito Comercial da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e de diversos cursos de especialização em Direito. Segundo Vice-Presidente do Instituto Brasileiro de Direito do Seguro – IBDS, também participa de diversas outras associações jurídicas, nacionais e internacionais. Advogado em São Paulo. Autor de diversos livros e artigos em Filosofia do Direito e Direito Empresarial.

Mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo e doutor no departamento de Direito Econômico e Financeiro da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Trabalhou como pesquisador e professor na Fundação Getúlio Vargas. É sócio-fundador de Octaviani & Massonetto Sociedade de Advogados.

CONSELHO DIRETOR

Advogado Criminal. Mestre e Doutor em Direito Penal pela USP. Professor de Direito Penal na PUC/SP. Membro do Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Direito do Seguro (IBDS). Ex-Presidente do Conselho Estadual de Entorpecentes (CONEN). Ex-Presidente do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM). Membro da Comissão das Prerrogativas da O.A.B./SP. Autor do livro “Crimes Hediondos – O Mito da Repressão Penal”. Autor de vários artigos publicados em revistas e jornais

Angélica Luciá Carlini é graduada em direito pela PUC de São Paulo em 1.982. É mestre em história contemporânea pela PUC de São Paulo, pós-graduada em Direito Civil pela Universidade Paulista, UNIP e especialista em contratos pela PUC de São Paulo. É doutoranda em Educação pela PUC de São Paulo, na linha de pesquisa Formação de Professores, na qual desenvolve tese sobre o Ensino Jurídico no Brasil. É advogada atuante nas áreas de seguro, responsabilidade civil e direito do consumidor, no escritório CARLINI ADVOGADOS ASSOCIADOS, com sede em Campinas e atuação em todo o interior de São Paulo, além dos estados do Paraná e Minas Gerais.

É professora concursada de Direito Empresarial e Direito do Consumidor na Faculdade de Direito da Universidade São Francisco, campus de Bragança Paulista. É professora concursada de Hermenêutica Jurídica na Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Direito e Cidadania da Universidade Paulista e vice-coordenadora do programa de Mestrado da mesma universidade. É acadêmica e catedrática da Academia Nacional de Seguros e Previdência e sócia da AIDA.

Formado pela Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie (1963). Mestrado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1979), com a tese “O Contrato de Seguro de Vida em Grupo”. Especialização em Direito Civil e Direito Comercial pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo; trabalhos apresentados: “Do Seguro de Responsabilidade Civil” e “Do Seguro de Crédito”. Relator do tema “Princípios que regem os seguros de pessoas”, apresentado pela delegação brasileira no “VI Congresso Mundial de Direito de Seguros”, promovido pela AIDA em 1982, em Londres. Membro do Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Direito do Seguro – IBDS.

Participante de várias palestras relativas ao mercado securitário. Autor do artigo “Seguro e responsabilidade Civil do Transportador”, publicado em “Transportes e Frotas” (1978, Biblioteca Pioneira de Administração e Negócios). Advogado em São Paulo. Co-autor do livro “O Contrato de Seguro de acordo com o novo Código Civil Brasileiro”. São Paulo: RT, 2ª edição, 2003 (2ª tiragen – 2004).

Filha e neta dos fundadores da Editora Manuais Técnicos de Seguros, Nelson e Humberto respectivamente, atualmente exerce o cargo de Diretora Presidente. Paulistana, nascida aos 03.06.55, é formada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Oswaldo Cruz, em 1976. Ex-Chefe de Departamento Regional de São Paulo da SUSEP, exerceu o cargo de 10.02.94 até 25.07.94.

Ex-Diretora administrativa-financeira da Sociedade Brasileira de Ciências do Seguro, de agosto de 1994 a dezembro de 1995. Sócia honorária do Clube de Vida em Grupo/SP. Sócia do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF Secretária do Conselho Consultivo da Associação Paulista dos Técnicos de Seguros. Sócia honorária e membra do Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Direito do Seguro – IBDS

Filha e neta dos fundadores da Editora Manuais Técnicos de Seguros, Nelson e Humberto respectivamente, atualmente é sócia dirigente financeira das emrpesas. Paulistana, nascida no dia 6 de outubro de 1962, é formada em Sociologia e Política pela Faculdade de Sociologia e Política de São Paulo. Sócia honorária e membra do Instituto Brasileiro de Direito do Seguro – IBDS

E-mail: bcamargo@osite.com.br Assistente do Prof. Des. Donaldo Armelin Direito Processual Civil Curso de Pós-Graduação Pontifícia Universidade Católica de S.Paulo – PUC/SP fevereiro de 2000 Tutela do Consumidor em Juízo 4º Curso de Especialização em Interesses Difusos e Coletivos Escola Superior do Ministério Público de São Paulo 15 de junho de 2000 Membro do Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Direito do Seguro – IBDS.

Doutor em Direito Processual Civil e professor nos cursos de graduação e pós-graduação na PUC-SP. Membro do Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Direito do Seguro – IBDS.

Especialização em Direito Empresarial e mestrando em gestão empresarial. Membro do Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Direito do Seguro – IBDS. Advogado no Rio de Janeiro e Gerente Geral Jurídico da EMBRATEL.

Texto em breve.

Texto em breve.

Membro do Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Direito do Seguro – IBDS.
Co-fundador do Conselho Editorial da “Revista Jurídica Mineira”.
Desembargador aposentado do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
Ex-juiz de Direito das comarcas de Monte Alegre, Frutal, Uberaba, Canápolis e Belo Horizonte.
Ex-juiz do Tribunal de Alçada de Minas Gerais.
Membro da Academia de Direito de Minas Gerais.
Membro do Conselho Editorial da “Revista Jurídica Mineira”.
Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual.
Membro do Instituto de Direito Comparado Luso-Brasileiro.
Membro do Instituto de Direito Processual.
Membro do Instituto dos Advogados de Minas Gerais.
Membro do Instituto Ibero-Americano de Direito Processual.
Membro da International Association Procedural Law.

Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) Assessor para Assuntos Específicos do Desembargador Paulo Benjamin Fragoso Gallotti, junto ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina (1997-1998) Ingressou em 1998 no escritório Ernesto Tzirulnik – Advocacia, concentrando-se, desde então, no ramo securitário.

Sócio fundador, membro atual do Conselho Diretor do IBDS – Instituto Brasileiro de Direito do Seguro Sócio da Seção Brasileira da Associação Internacional de Direito do Seguro – AIDA Em 2002, freqüentou o Curso de Formação em Direito do Seguro ministrado pelo professor Doutor Rubén S. Stiglitz, realizado pelo Instituto Brasileiro de Direito do Seguro – IBDS. Em 2003, freqüentou o Curso de Direito Ressecuritário da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas.

Autor de artigos publicados em revistas especializadas – Revista Seguros e Riscos, Revista Brasileira de Direito do Seguro, anais do Congresso Ibero-Latino-Americano de Direito do Seguro.

José Eduardo Martins Cardozo Deputado Federal. Mestre e Doutorando em Direito. Professor de Direito Administrativo e Filosofia do Direito da PUC-SP. Membro do Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Direito do Seguro – IBDS.

Advogado formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – Faculdade Paulista de Direito, obteve habilitação para o exercício da advocacia em exame realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil em 1977. É membro da Sociedade Brasileira de Ciência de Seguros desde 1970, fazendo parte de seu Conselho Deliberativo desde 1992. É sócio fundador da Associação dos Advogados das Empresas de Seguro do Estado de São Paulo, tendo sido Conselheiro na Gestão de 1981 a 1983 e presidente na gestão de 1988 a 1989.

Desde 1986 é membro da AIDA – Associação Internacional do Direito do Seguro, tendo exercido o cargo de Segundo Vice-Presidente da Secção Brasileira durante três mandatos consecutivos. É membro da Associação dos Advogados de São Paulo desde novembro de 1995. É membro do Conselho Deliberativo do Instituto Brasileiro de Direito do Seguro. Trabalhou na Porto Nazareth Corretores de Seguros em 1971/1972, como encarregado da carteira de transporte nacionais e internacionais. Transferiu-se para a matriz da Brasil Companhia de Seguros Gerais (atual AGF BRASIL SEGUROS S/A) onde, inicialmente, foi responsável pela regulação e liquidação de sinistros de transportes (nacionais e internacionais). Em 1976, passou a exercer a gerência do Departamento Jurídico até 1979, de onde saiu para ingressar no Instituto de Resseguros do Brasil – IRB, como consultor jurídico. Exerceu a chefia do departamento jurídico do IRB em São Paulo entre 1982 e 1991.

Em 1995 retirou-se do IRB e passou a exercer a advocacia liberal. Desde 1975 é professor da Fundação Escola Nacional de Seguros, tendo lecionado nas cadeiras de Direito do Seguro, Teoria Geral do Seguro, Seguros de Transporte e Responsabilidades. Membro do Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Direito do Seguro – IBDS. Participou, como Professor convidado, do Curso de Especialização em Direito do Seguro promovido pela Faculdade de Direito São Judas Tadeu.

Conferências, cursos e seminários

• 10.ª Conferência Brasileira de Seguros Privados e Capitalização, realizada em São Paulo em outubro de 1977;

• Como conferencista, participou do Seminário de Avaliações para fins de seguro, realizado pelo Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia em conjunto com a Sociedade Brasileira de Seguros, em 1977, apresentando tese sobre os princípios jurídicos que devem ser observados na avaliação de bens para fins de Seguro. • Foi um dos expositores no painel “Seguros de Transporte e Responsabilidade civil”, promovido pela Associação dos Advogados de Sociedades Seguradoras do Estado de São Paulo, em 1982, apresentando trabalho sobre “A natureza jurídica dos Contratos de Seguro Transportes Terrestres e RCTR-C”.

• Foi um dos conferencistas no painel sobre “Seguros – Espécies e Responsabilidades”, promovido pela Associação dos Advogados do Estado de São Paulo, em 1983, apresentando palestra sobre o tema “Questões controvertidas em matéria de seguro”;

• Primeiro Encontro Nacional sobre o Seguro de Transportes, realizado pela Associação Paulista de Técnicos de Seguro, em outubro de 1986, onde apresentou tese;

• Seminário sobre Riscos Catastróficos e Previdência Privada, em março de 1987, promovido pela Sociedade Brasileira de Ciências do Seguro;

• Foi um dos conferencistas no I Simpósio sobre Seguros de Transportes da Região Amazônica, realizado em 1987 em Belém – Pará, sob os auspícios da Associação Profissional dos Corretores de Seguros Privados do Estado do Pará;

• Participou do Grupo de Estudo que confeccionou a tese da Delegação Brasileira sobre Seguro de Poluição e riscos Catastróficos, apresentada no Congresso Internacional da AIDA em 1988;

• Como conferencista, no Seminário sobre os Seguros de Transporte Terrestre e RCTR-C, realizado em 1989 pelo Sindicato das Empresas de Seguros Privados e Capitalização, no Estado do Rio Grande do Sul;

• Como conferencista, do Primeiro Encontro dos Tribunais de Alçada sobre o contrato de Seguro, realizado em Atibáia em novembro de 1989, apresentando tese sobre o contrato de Seguro Transporte Terrestre e as cláusulas de averbação;

• Como debatedor, do I Seminário de Detecção e prevenção da fraude em Seguro, promovido pelo College Of Insurance de Nova York e pela Fundação Escola Nacional de Seguros janeiro de 1990, em São Paulo;

• Como Conferencista, apresentado a tese da Delegação Brasileira, do III Congresso Ibero Latino Americano de Direito do Seguro, realizado, sob os auspícios da AIDA, em Agosto de 1993, em Buenos Ayres, Argentina;

• Participou do Grupo de Estudos da Associação Brasileira de Direito Marítimo, que apresentou as proposições de alteração das Regras de York e Antuérpia, em Melbourne, na Austrália, em 1994.

• Quinto Encontro dos Tribunais de Alçada sobre o contrato de Seguro, em setembro de 1995

• Primeiro Fórum Nacional sobre o Direito de Seguro, promovido pelo Instituto Brasileiro de Direito do Seguro, em 2000.

• Segundo Fórum Nacional sobre o Direito do Seguro, promovido pelo Instituto Brasileiro de Direito do Seguro, em 2001.

• Terceiro Fórum Nacional sobre o Direito do Seguro, promovido pelo Instituto Brasileiro de Direito do Seguro, em 2002.

Advogado militante em direito securitário. Foi professor do curso de direito securitário e ressecuritário da FFV-SP. Sócio-fundador e membro do Instituto Brasileiro de Direito do Seguro. Membro da comissão de juristas elaboradora do anteprojeto de lei sobre o contrato de seguro (PL3555/2004).

Texto em breve.

Licenciado em Direito e especializado em Direito Constitucional pela Universidade Panamericana, em Guadajara, México (1996). Cursou o Mestrado em Economia e Administração de Empresas no Instituto Panamericano de Administração de Empresas, na Cidade do México.

Professor de Direito de Seguros na Universidade Panamericana, em Guadalajara. Membro da Associação Mexicana de Direito do Seguro e fundador de sua Seção Jalisco. Advogado em Guadalajara. Autor de monografias e artigos em Direito do Seguro. Membro do Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Direito do Seguro – IBDS. Membro da Barra Mexicana Colegio de Abogados A.C

Doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito e mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Formado em Ciências Sociais e Direito pela mesma universidade. “Visiting Scholar” junto a Harvard Law School (1994-1996). É Conselheiro do CADE. Professor Totular do Departamento de Filosofia e de Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Membro do Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Direito do Seguro – IBDS. Realizou especialização em Direito do Consumidor Europeu no Cours d’été en droit européen, realizado na Université Catholique de Louvain-la-Neuve. Professor de Direito do Consumidor na Escola Paulista da Advocacia e Escola Paulista do Ministério Público. É também professor de Filosofia do Direito no Instituto Toledo de Ensino (ITE) e da School of Global Law (SP).

É Diretor de Comunicação do BRASILCON (Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor). Foi presidente do “Instituto de Estudos Direito e Cidadania” (IEDC) (1997-1999). Autor do livro “Contratos Relacionais e Defesa do Consumidor” (Max Limonad, 1998) (obra que recebeu o prêmio “Ada Pellegrini Grinover” de melhor livro de direito do consumidor publicado entre 1998/2000) e organizador, juntamente com José Marcelo Vigliar, do livro Ministério Público II: democracia (Atlas, 1999). Tem diversos artigos publicados e profere palestras sobre filosofia, direito do consumidor e teoria do direito.

Advogado em Santos. Foi presidente da Sub-seção da OAB de Santos (1981-1983). Coordenador do Bureau de acompanhamento da Constituinte, em Brasília. Membro da Comissão Permanente de Direito Constitucional do Instituto dos Advogados brasileiros.

Texto em breve.

Advogado militante em Brasília. Professor aposentado da UFRGS Não atua mais nesta Faculdade. Atualmente Professor de Direito Civil, no Uniceub, em Brasília. Membro do Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Direito do Seguro – IBDS. Livros: * O Seguro no Direito Brasileiro, 7º Edição, Sintese 2003; * O Contrato de Seguro à Luz do Novo Código Cívil 3º Edição, Thomson / IOB, 2005. ” Legislação e Normas de Previdência Privada”, 2ª edição, esgotada. Breves comentários à reforma da Previdência Privada

Diretor Técnico da Companhia de Seguros Aliança do Brasil. Membro do Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Direito do Seguro – IBDS.

Advogado. Membro do Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Direito do Seguro – IBDS. Ex-Superintendente de Operações Nacionais e membro titular do Conselho Técnico do IRB-Brasil RE, onde trabalhou 23 anos. Diretor Técnico da Munchener do Brasil Serviços Técnicos Ltda.

(Munich RE) responsável pelos ramos: Responsabilidade Civil Geral, Automóveis, Acidentes do Trabalho, Garantia, Transportes, Riscos Diversos. Diretor Técnico de Seguros da ABGR – Associação Brasileira de Gerência de Riscos. Professor da FUNENSEG. Ex-membro da Banca Examinadora da FUNENSEG para habilitação de Corretores de Seguros.

Ex-membro da Delegação Brasileira no MECOSEGUROS – FENANSEG/IRB-Brasil RE. DESTAQUES: autor dos Manuais Didáticos sobre o Seguro de Responsabilidade Civil Geral da FUNENSEG, de 1980 a 1996; autor dos livros “Uma Introdução” (1995) e “Seguro de Responsabilidade Civil Geral no Brasil & Aspectos Internacionais” (1997) ambos da EMTS; articulista de matérias técnicas em jornais e revistas especializadas do Mercado Segurador Brasileiro; palestrante em seminários nacionais e internacionais.

DEMAIS MEMBROS

Alberto Monti
Amadeo Carvalhaes Ribeiro
Ana Maria Blanco Alvarez
Ana Maria Blanco Montiel Alvarez
Bruno Novaes Bezerra Cavalcanti
Carlos Antônio Harten Filho
Carlos Eduardo Staudacher Leal de Carvalho
Carlos Harten
Carlos Roberto de Zoppa
Cássio Augusto Vione da Rosa
Dely Dias das Neves
Felipe Kirchner
Fernanda Dornbusch Farias Lobo
Fernanda Martins-Costa
Fernanda Muraro Bonatto
Francisco Javier Artigas Celis
Francisco de Assis Braga
Gerson Branco
Gilberto Bercovici
Gustavo Haical
Gustavo de Medeiros Melo
Ilan Goldberg
Isabella Diniz Junqueira Bueno
Ivy Cassa
João Calvão da Silva
Judith Hofmeister Martins-Costa
Jéssica Anne de Almeida Bastos
Júlia Normande Lins
Luc Mayaux
Luisa Brandão Arantes
Luiza Linhares Moreira
Marcos Luiz Abreu de Lima
Maria Inês de Oliveira Martins
Miguel Reale Júnior
Nei Vieira Prado Filho
Nelson Borges
Neumar Trajano de Souza
Paulo Henrique Cremoneze
Paulo de Tarso Vieira Sanseverino
Priscila Fichner
Raphael Miranda
Renata Bento de Vasconcelos
Renato Macedo Buranello
Robson Vissotto
Rubén Saúl Stiglitz
Ruy Rosado de Aguiar Júnior
Vitor Boaventura Xavier
Walfrido Jorge Warde Júnior
Wolf Ejzenberg

IN MEMORIAM

e-mail rsf6921@via-rs.net Ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça; Ex-desembargador do TJ do Rio Grande do Sul; Professor jubilado da Faculdade de Direito da UFRGS; Membro titular da Academia Brasileira de Letras Jurídicas; Membro titular do Instituto Ibero-Americano de Direito Processual; Membro titular do Instituto Brasileiro de Direito Processual (vice-presidente); Membro titular do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul; Membro da comissão de Reforma do CP Civil; Autor de obras jurídicas publicadas pelas editoras Forense e Saraiva. Membro do Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Direito do Seguro – IBDS.

Doutor em Direito. Foi Professor de Direito Processual Civil em diversas universidades brasileiras, atualmente exercendo a cátedra na Faculdade de Direito da Universidade de Salvador – UNIFACS, da qual também é Coordenador do Curso de Especialização em Processo.

É Diretor da Escola Superior de Advocacia Professor Orlando Gomes, da Seccional da OAB-BA. Membro do Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Direito do Seguro – IBDS e de diversas outras associações jurídicas, nacionais e internacionais. Advogado em Salvador. Conferencista renomado. É autor de diversos livros e artigos

Texto em breve.

Texto em breve.