Loading...

II Fórum

HOME » Fóruns » II Fórum
II Fórum 2017-11-17T16:48:01+00:00

II Fórum

O II Fórum foi realizado em setembro de 2001 na cidade de Porto Alegre, o “Setembro Negro”. A escolha do local para sediar o evento não se deu por acaso. Além de inserir-se na estratégia do IBDS de difusão da cultura jurídico-securitária pelo território nacional, essa capital representa, inequivocamente, um pólo respeitável de inovação jurídica.

Os painéis abrangeram temas relativos a seguro, previdência privada e resseguro, desde sua delimitação conceitual, com palestra de François Ewald a respeito do risco a partir do atentado ocorrido em Nova Iorque menos de duas semanas antes, até questões em prospectiva para os operadores do direito do seguro no Brasil como a arbitragem e os documentos eletrônicos. A proposta de lutar para a elaboração de uma Lei de Contrato de Seguro foi registrada logo na abertura do evento.

Mais uma vez a arte recebeu posição de destaque no evento. Além do lançamento do filme “Um pouco mais, um pouco menos”(Marcelo Masagão e Gustavo Steinberg), produzido especialmente para o evento, o tradicional Theatro São Pedro também recepcionou um show com inúmeros expoentes da música instrumental, entre eles, Ulisses Rocha, Renato Borgethi e Andreas Kisser. Os palestrantes, patrocinadores e apoiadores do II Fórum foram homenageados com uma fotografia original do fotógrafo gaúcho Leopoldo Plentz, “Gnomos de Cabo Polonio”, de 1997. Ao final o IBDS foi convidado pelo eminente jurista belga, Prof. Jean Bastin para participar do conselho da Fundação Científica que leva seu nome.

Empresa de seguro e previdência privada

RISCO, SOCIEDADE E JUSTIÇA
François Ewald
Ruben Saul Stiglitz

A FISCALIZAÇÃO DA EMPRESA DE SEGUROS E PREVIDÊNCIA
José Eduardo Martins Cardozo
Ovídio A. Baptista da Silva
Ronaldo Porto Macedo Júnior

QUALIFICAÇÃO JURÍDICA DOS FUNDOS DE PREVIDÊNCIA
Justino Duque Dominguez

A MORA DO SEGURADOR E DO RESSEGURADOR
Paulo Luiz de Toledo Piza

Questões contratuais

Waldo Augusto Sobrino

A RESPONSABILIDADE CIVIL DO CORRETOR DE SEGUROS
Werter R. Faria

Jean Bastin

O SEGURO DE CRÉDITO E DE GARANTIA NO DIREITO COMPARADO
Francisco Artigas

José María Muñoz Paredes

O CO-SEGURO TRADICIONAL E A PRÁTICA CONTEMPORÂNEA
Judith Martins-Costa

Donaldo Armelin

Luiz Guilherme Marinoni

PROVA INDICIÁRIA: A PROVA DA FRAUDE
Celso de Azevedo

Prospectivas

ARBITRAGEM E SEGURO
João Bosco Lee

DOCUMENTOS ELETRÔNICOS E SEGURO
Marco Aurélio Greco

Fotos