Loading...

I Fórum

HOME » Fóruns » I Fórum
I Fórum 2017-08-22T14:42:33+00:00

I Fórum

O I Fórum foi realizado em maio de 2000 na cidade de São Paulo, apenas 4 meses após a fundação do Instituto. Foram ao todo 11 palestras, divididas nos painéis “Princípios” e “Atualidades”. O IBDS ofereceu aos participantes CD contendo as músicas dos shows de abertura e encerramento do evento. Os palestrantes foram homenageados com aquarelas originais do artista plástico contemporâneo Takashi Fukushima. Aos patrocinadores e apoiadores, foram entregues esculturas de Márcia Pastore.

Princípios

Da culpa à solidariedade: interesses juridicamente relevantes

Doutor em Direito. Foi Professor de Direito Processual Civil em diversas universidades brasileiras, atualmente exercendo a cátedra na Faculdade de Direito da Universidade de Salvador – UNIFACS, da qual também é Coordenador do Curso de Especialização em Processo. É Diretor da Escola Superior de Advocacia Professor Orlando Gomes, da Seccional da OAB-BA. Membro do Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Direito do Seguro – IBDS e de diversas outras associações jurídicas, nacionais e internacionais. Advogado em Salvador. Conferencista renomado. É autor de diversos livros e artigos.

Relações jurídicas comunitárias e direitos subjetivos

Doutor em Direito. Professor do Curso de Pós-Graduação da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Professor Titular aposentado de Direito Processual Civil da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Membro do Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Direito do Seguro – IBDS e de diversas outras associações jurídicas, nacionais e internacionais. Advogado em Porto Alegre. É autor de diversos livros e artigos.

O risco na era tecnológica: fundamentos para sua compreensão a partir da obra de Niklas Luhmman

Doutora em Direito. Desenvolve atualmente estudos de pós-doutorado sob a orientação de François Chabas, da Universidade Paris I – Sorbonne. Professora de Direito do Seguro na Faculdade de Direito da Universidade Externado de Colômbia, onde é Diretora de Especialização em Seguros e Diretora do Centro de Estudos em Direito do Seguro. Lecionou em diversas universidades e exerceu a advocacia securitária em diversas seguradoras colombianas. Atualmente atua como advogada-consultora, em Bogotá. Autora de teses e diversos artigos.

A consensualidade no contrato de seguro

Doutor em Direito. Professor Titular de Direito Comercial da Faculdade de Direito da Universidade Autônoma do México. Professor Honorário da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Javeriana, Colômbia. Correspondente no México do Instituto Internacional para a Unificação do Direito Privado – UNIDROIT. Integrante da Delegação Mexicana em diversas reuniões da Organização das Nações Unidas – ONU. Fundou e foi Presidente da Associação Mexicana de Direito do Seguro. Ex-Presidente do Comitê Ibero-Latino-Americano – CILA e Presidente Mundial Honorário da Associação Internacional de Direito do Seguro – AIDA. Advogado no México. Autor de livros e diversos artigos.

A fraude no seguro

Doutor em Direito. Ex-Diretor e Professor Titular da cadeira de Responsabilidade Civil da Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro. Foi Promotor de Justiça no Estado do Rio de Janeiro, ingressando na Magistratura em 1972. Foi Juiz e Presidente do Tribunal de Alçada do Estado do Rio de Janeiro e atualmente é Desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Autor de livros e diversos artigos.

O contrato de seguro como contrato de adesão. Cláusulas abusivas. Controle.

Doutor em Direito. Professor Titular, por Concurso Internacional, de Contratos Civis e Comerciais e do Curso de Promoción Orientado sobre Contrato de Seguro da Faculdade de Direito da Universidade Nacional de Buenos Aires. Foi Professor Titular de Direito Civil III (Contratos) na Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade Nacional de La Plata. Professor Visitante dos cursos de pós-graduação da Faculdade de Direito da Universidade Complutense de Madri, Espanha, e Professor Visitante da Faculdade de Jurisprudência da Universidade do Rosário, Colômbia. Autor de mais de dezessete livros e mais de cem artigos. Seu livro Derecho de Seguros obteve em 1998 o primeiro “Premio Academia Nacional de Derecho”, correspondente à melhor obra jurídica dos anos 1997 e 1998.

Atualidades

Defensor do segurado (ombudsman): experiência internacional

Doutor em Direito. Mestre em Direito e Economia de Seguros pela Universidade Católica de Louvain, Bélgica. Professor de Direito Comparado do Seguro e de História das Instituições de Direito Privado da Faculdade de Ciências Jurídicas da Pontifícia Universidade Javeriana, sendo o Diretor de seu Curso de Mestrado em Seguros. Professor Convidado de diversas universidades da América Latina e Europa. Presidente da Associação Colombiana de Direito do Seguro – ALCODESE. Membro do Conselho Mundial da Associação Internacional de Direito do Seguro – AIDA e Vice-Presidente de seu Comitê Ibero-Latino-Americano de Direito do Seguro – CILA. Diretor da Biblioteca Ibero-Latino-Americana de Seguros J. Efrén Ossa G. Correspondente Internacional do Centro Francês de Arbitragem de Seguros e Resseguros – CEFAREA e da revista The International Journal of Insurance Law. Autor de livros e diversos artigos, preponderantemente em Direito do Seguro. Atualmente, é Ministro da Corte Superior de Justiça da Colômbia.

O risco no contrato de resseguro

Doutor em Direito. Especializado em Ciências Econômicas e em Seguros pela Pontifícia Universidade Javeriana e em Direito Empresarial pela Universidade de Los Andes, Bogotá. Estudou no Chartered Insurance Institute de Londres e no Swiss Insurance Training Center. Foi fellow na Georgia State University, em Atlanta, EUA. Professor de Resseguros no Mestrado em Seguros da Pontifícia Universidade Javeriana e da Universidade Externado de Colômbia. Membro da Associação Colombiana de Direito do Seguro – ALCODESE. Ex-Presidente e membro da Junta Diretiva da Associação de Técnicos em Resseguros – ACTER. Exerceu a advocacia securitária na Colseguros, foi Vice-Presidente Técnico da Reaseguradora Hemisférica e atualmente é Gerente-Geral da Guy Carpenter Reinmex Corredores de Reaseguros. Autor de livros e diversos artigos.

O regime prescricional nos contratos de seguro após o Código de Defesa do Consumidor

Advogado, procurador do Estado de Pernambuco. Mestre e doutorando em Direito pela Faculdade de Direito do Recife da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor da Faculdade de Direito do Recife da Universidade Federal de Pernambuco.

Ação direta da vítima contra o segurador de responsabilidade civil

Licenciado em Direito e especializado em Direito Constitucional pela Universidade Panamericana, em Guadajara, México (1996). Cursou o Mestrado em Economia e Administração de Empresas no Instituto Panamericano de Administração de Empresas, na Cidade do México. Professor de Direito de Seguros na Universidade Panamericana, em Guadalajara. Membro da Associação Mexicana de Direito do Seguro e fundador de sua Seção Jalisco. Advogado em Guadalajara. Autor de monografias e artigos em Direito do Seguro. Membro do Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Direito do Seguro – IBDS. Membro da Barra Mexicana Colegio de Abogados A.C

Aplicação do Código de Defesa do Consumidor às relações de seguro

Doutor em Direito. Professor e Livre-Docente de Direito Comercial da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e de diversos cursos de especialização em Direito. Segundo Vice-Presidente do Instituto Brasileiro de Direito do Seguro – IBDS, também participa de diversas outras associações jurídicas, nacionais e internacionais. Advogado em São Paulo. Autor de diversos livros e artigos em Filosofia do Direito e Direito Empresarial.

Fotos